Conhecimento, estratégias e experiências relacionadas à centralidade do trabalho, à relação saúde mental e trabalho e ao sentido do trabalho
Um lugar de...
Estudar
Refletir
Aprimorar
Qualificar
Um lugar para...
CONHEÇA NOSSOS CURSOS E ATIVIDADES
Que vão te auxiliar nessa jornada de conhecimento sobre a
PSICODINÂMICA DO TRABALHO E A RELAÇÃO SAÚDE MENTAL E TRABALHO
Pré-requisito: nível básico
Desejável Nível Intermediário
Introdução Módulo 1
(carga horária - 24h)
Introdução Módulo 2
(carga horária - 18h)
Psicopatologia do Trabalho
(carga horária - 24h)
Contribuições de outras Fundamentações
(carga horária - 24h)
Conceitos da Ação em PDT
(carga horária - 18h)
Ergonomia e Organizações
(carga horária - 24h)
Psicanálise para PDT
(carga horária - 24h)
*Pré-requisito: Nível básico
*Os cursos são modulares e, a partir do nível intermediário, podem ser realizados sem uma ordem pré-estabelecida, de acordo com o calendário programático vigente e sua necessidade de aprendizagem.
CONHEÇA todos os detalhes sobre os módulos
Encontros para aprofundar o conhecimento Teórico e Clínico
(condução, escuta, compreensão, formulação de hipóteses, diálogo com a teoria) quanto à prática / ações em PDT.
São 4 ciclos de seminários Clínicos e 4 Teóricos, sendo que cada ciclo possui 4 encontros com 3h de duração.
A partir dos Módulos Intermediários de Psicodinâmica do Trabalho.
Supervisão em Psicodinâmica do Trabalho
Atividades supervisionadas, com encontros para discutir com superiores os encontros de um grupo à luz do referencial teórico metodológico da Psicodinâmica do Trabalho.
A partir dos Módulos Intermediários de Psicodinâmica do Trabalho.
monografia
Produção e apresentação de texto final sobre questões teóricas ou práticas da
Psicodinâmica do Trabalho.
Para o Módulo Avançado de Psicodinâmica do Trabalho.
Psicodinâmica do Trabalho
Atividades instrutivas com diferentes formatos, durações e intencionalidades voltadas para o processo de ensino e aprendizagem. Recomendadas para interessados em aporte conceitual teórico-prático para as discussões em ambientes organizacionais dos temas:
Sentido do trabalho, Centralidade do trabalho e Relação Saúde Mental e Trabalho à luz da PDT.
Cursos Modulares
CICLOS DE Seminários Clínicos e Teóricos
ESPAÇOS DE TROCA
Nossos espaços de troca são coletivos, realizados ao vivo e, online (via zoom), onde desenvolvemos discussões sobre as estratégias organizacionais voltadas à relação saúde mental e trabalho.
Cada um conta com uma estrutura e finalidade diferentes, confira:
CONVERSANDO COM
O INSTITUTO
Discutimos de maneira contextualizada temas desenvolvidos a partir de situações-problema, filmes, reportagens, textos e outros tipos de materiais, com a visão e conceitos das ciências do trabalho para demonstrar diferentes abordagens estratégicas em diferentes cenários. É uma ótima oportunidade para conversar com profissionais de diversas áreas e também de forma a refletir também sobre sua vivência profissional.
Em todos os encontros, divulgamos o tema e o material de base da discussão para que você leia ou assista antes do encontro.
O grupo de estudos é divido em 2 encontros:
1º encontro – dedicado a apresentar a obra de uma forma geral, questões e conceitos principais que a obra aborda.
2º encontro – direcionado para tratar de forma aprofundada os eixos principais da obra.
As pessoas que não participarem do primeiro encontro conseguem acompanhar os temas e explanações do segundo encontro sem problemas.
Indicamos que seja realizada a leitura antes dos encontros.
Os textos escolhidos são fundamentais para interessados na centralidade do trabalho, assim como na relação saúde mental e trabalho à luz da psicodinâmica do trabalho.
GRUPO DE ESTUDOS
Reflexões sobre a vivência profissional, a partir de situações de casos práticos apresentadas pelo Instituto ou participantes.
Nesse espaço é possível que você traga situações ou acontecimentos reais para a discussão, criando novas abordagens estratégicas com novos pontos de vista sobre o tema, através da troca de experiências com os outros participantes.
A oportunidade de troca neste espaço é relevante para quem tem interesse em conhecer e aprofundar realidades diversas do mundo do trabalho, ampliando seu repertório profissional e refletindo sobre as suas vivências.
COMUNIDADE DE PRÁTICA
ESPAÇOS DE APRIMORAMENTO
SUPERVISÃO - MENTORIA
Espaço individual ou coletivo com sigilo e confidencialidade, solicitado sob demanda, conduzido por profissionais mais experientes na área das ciências do trabalho, focado no desenvolvimento profissional, reflexão da vivência profissional e aprimoramento da atuação profissional por meio de acompanhamento e orientação de ações e iniciativas apresentadas pelos participantes.
ADVISOR
Espaço individual ou coletivo, sob demanda, de discussão e aconselhamento especializado dedicado para deliberar e refletir sobre os desafios, impasses e encaminhamentos de decisões em nível estratégico.
São indicados para para executivos e/ou sócios de uma mesma empresa interessados em aconselhamento fundamentado em experiências e referencial teórico voltado para empresas saudáveis e com contextos favoráveis para propósito e sentido do trabalho.
Espaço coletivo, sob demanda, dedicado para a reflexão da vivência profissional, sentido do trabalho, assim como a sua própria relação com o trabalho.
É recomendado para pessoas de realidade profissional semelhante (mesma categoria, mesma posição, mesma área de atuação) interessados em refletir sobre sua vivência profissional, compartilhando experiências, exercitando a escuta ativa em um espaço com sigilo e confidencialidade.
GRUPOS DE REFLEXÃO
ESPAÇO DE Acolhimento
Espaço individual ou coletivo, solicitado sob demanda, de discussão e aconselhamento especializado dedicado para deliberar e refletir sobre os desafios, os impasses e encaminhamentos de decisões em nível estratégico corporativo. São indicados para para executivos e/ou sócios de uma mesma empresa interessados em aconselhamento fundamentado em experiências e referencial teórico voltado para empresas saudáveis (em um sentido amplo) e com contextos favoráveis para propósito e sentido do trabalho. Os temas dos encontros são definidos pelos participantes conforme o contexto e dilemas atualmente vivenciados.